Quais hábitos podem deixar o seu cérebro até 8 anos mais jovem?
Um estudo publicado na revista Brain Communications apontou quais hábitos ajudam na prevenção do envelhecimento mental. Pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram que a idade do cérebro pode variar de forma significativa de acordo com o estilo de vida.
De acordo com os pesquisadores, dependendo da quantidade de experiências positivas do dia a dia, uma pessoa de 65 anos pode apresentar um cérebro até 8 anos mais jovem.
Os estudiosos chegaram a essa conclusão após avaliar 128 adultos de meia-idade e idosos. Os participantes foram acompanhados durante dois anos e passaram por exames de ressonância magnética. E ainda, eles foram analisados por um modelo chamado machine learning que é capaz de estimar a chamada “idade cerebral” e compará-la com a idade cronológica.
E após os estudos, pessoas que adotaram hábitos mais saudáveis, além de apresentarem benefícios físicos, exibiram cérebros mais jovens.
Os hábitos associados a esse efeito foram:
- Sono restaurador e de boa qualidade;
- Expectativa positiva e otimista;
- Gestão do estresse;
- Relações sociais fortes e positivas;
- Manutenção de peso corporal saudável;
- Não fumar
Para finalizar, um cérebro que aparenta ser mais velho do que a idade cronológica pode estar mais vulnerável a ter problemas como declínio cognitivo, demência e doença de Alzheimer.
Lembre-se que hábitos saudáveis não ajudam somente no cérebro, eles são essenciais para viver bem. E ainda, podem ser tão importantes quanto os fatores biológicos.
Saiba mais sobre a importância de cuidar do cérebro:
Fonte: UOL






