Existem cheiros que ao sentir imediatamente nos trazem muitas emoções e recordações de pessoas e de momentos marcantes em nossa vida. Mas o fato é que os cheiros podem nos trazer muitas memórias e sensações, sejam boas ou ruins, gerando gatilhos positivos ou negativos referentes a esses cheiros.
Os aromas parecem nos transportar no tempo e espaço. De acordo com um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, o olfato é o sentido que desperta mais memórias emocionais. Explicam os especialistas que “a proximidade entre o centro de processamento de cheiros e regiões que controlam emoções e memórias no cérebro seria a principal razão para essa relação”.
E por que o olfato é o sentido mais importante para as nossas emoções? De acordo com a ciência, “na nossa história evolutiva, os cheiros nos ajudaram a preservar nossa existência ao nos permitir perceber os perigos que podíamos encontrar, fosse em um alimento estragado ou até na presença de um predador..”
A ciência também descobriu que “o corpo tem receptores olfatórios não só no nariz, mas no cérebro, coração, pele e em todas as células”.
As propriedades terapêuticas dos cheiros
Baseada na utilização de óleos essenciais para melhorar a saúde e o bem-estar físico e emocional, a aromaterapia tem sido bastante usada para combater problemas de saúde.
A aromaterapia é uma das 29 práticas integrativas e complementares em saúde regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde(SUS).
Através do uso terapêutico dos óleos essenciais, extraídos de plantas, flores, raízes e até mesmo cascas de árvores, esses óleos têm sido usados há séculos por suas propriedades medicinais e aromáticas.
Estudos apontam que os óleos essenciais concentrados são usados desde a antiguidade, desde os egípcios para fins medicinais e também na Grécia antiga para tratamentos terapêuticos e em cosméticos, além de outras civilizações antigas que também utilizavam os óleos essenciais por seus inúmeros benefícios.
De acordo com a terapeuta Integrativa e consultora de feng shui, aromaterapia e meditação, Dani Camano, que participou do workshop Ciência, Saúde e Espiritualidade promovido pela Unifal em outubro: “ Os óleos essenciais têm função terapêutica, devido aos compostos naturais que transformam o nosso corpo físico pela ação farmacológica, através do encontro da molécula natural da planta com nossas células”
E complementa: “Aromaterapia é uma arte milenar, também considerada uma Perfumaria Medicamentosa que possui um grande universo de informações para nos ajudar no processo de autocura e que propicia o encontro com nosso divino interior”.
Com muitos benefícios físicos e emocionais e propriedades terapêuticas, os óleos essenciais, que vão muito além do aroma, como fonte de bem-estar e do despertar dos sentidos, têm sido amplamente utilizados nos cuidados com a saúde, abrangendo diferentes finalidades.
Mas a especialista Dani Camamo ressalta também: “Devemos usar com responsabilidade e sabedoria, em doses terapêuticas por serem moléculas muito concentradas de grande quantidade de matéria prima na extração do óleo essencial. Além de merecer toda nossa sacralidade por ser uma Poderosa e Sagrada Farmácia de Deus”.
Deseja ampliar seus conhecimentos sobre a aromaterapia e conhecer com mais profundidade o poder dos aromas para saúde física, mental e emocional? Convidamos você a conhecer o curso Óleos com Alma, promovido pela Universidade André Luiz, com a facilitadora, Terapeuta Integrativa e consultora de Feng Shui, Aromaterapia e Meditação. Dani Camano.
Fontes: BBC Brasil, Metrópoles, Estado de Minas






