A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de saúde como : “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Compreendendo a saúde a partir de um olhar abrangente do indivíduo, atuando
na prevenção de doenças e recuperação da saúde, o uso das práticas integrativas nesses cuidados têm sido importantes aliadas na saúde física, emocional, mental, social e espiritual.
No Brasil, 29 práticas integrativas((PICs) que combinam tratamentos com uma abordagem interdisciplinar e multiprofissional e são regulamentadas pelo Ministério da Saúde, fazem parte do Sistema Único de Saúde- SUS, como a meditação, acupuntura, reiki, cromoterapia, homeopatia, yoga, musicoterapia, fitoterapia, entre outras práticas integrativas e complementares da saúde.
Dados mostram que a cada ano a busca por práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS) vem crescendo como complemento em tratamentos em saúde.
E embora o Brasil seja o país que oferece o maior número de práticas integrativas na atenção básica à saúde, esses recursos terapêuticos são utilizados em outros países do mundo também.
A terapia integrativa faz parte inclusive no tratamento de centros de referência para o câncer, mostrando benefícios ao melhorar a qualidade de vida e redução dos efeitos colaterais durante tratamentos como quimioterapia e radioterapia em pacientes oncológicos.
As práticas integrativas também tem se mostrado eficazes como complemento no tratamento de transtornos psicológicos como a depressão e auxiliando no combate de sintomas da ansiedade, estresse, insônia, entre outros distúrbios.
Essas evidências mostram que a partir de uma visão do homem como um ser multidimensional, que se desenvolve continuamente através de seus aspectos físico-psíquico-emocional-social e espiritual, as práticas integrativas tem se mostrado como recursos adicionais de grande importância na promoção da saúde integral do ser.
Se você deseja saber mais sobre as práticas integrativas e seus benefícios para a saúde, vale a pena conhecer o curso “Práticas Integrativas - Saúde integral e bem-estar”, promovido pela Universidade André Luiz você irá conhecer mais sobre as Práticas Integrativas, quais são essas terapias complementares e a importância delas em nossa saúde e bem-estar.
Fonte da imagem: Depositphotos






