Na tradição católica celebra-se em outubro o dia de Nossa Senhora da Aparecida, considerada a padroeira do Brasil.
Mas além de Nossa Senhora da Aparecida, Maria, a mãe de Jesus recebeu muitos nomes, com representações diferentes.
Maria de Nazaré, de acordo com fontes cristãs, filha de Joaquim e Ana, nasceu na cidade de Nazaré(Norte de Israel). Foi uma jovem judia que casou-se com José e ainda muito jovem engravidou de Jesus, mas pouco se sabe sobre sua biografia além dos registros bíblicos, citada também nos evangelhos canônicos e apócrifos.
E no espiritismo o que diz sobre Maria, a escolhida para ser a mãe de Jesus em sua em sua grande missão na Terra?
O espírito Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier a descreve na obra A Caminho da Luz de forma belíssima: ”personalidade sublimada”. E no livro Caminho Verdade e Vida chama Maria de “anjo tutelar do Cristianismo”.
Em sua desafiadora tarefa como a mãe do Cristo, caminhou junto ao Mestre em sua jornada missionária com a humanidade e após seu retorno ao plano espiritual se dedicou de forma abnegada à divulgação das mensagens consoladoras de Jesus.
Em relação a esse trabalho após o desencarne de Jesus, o autor espiritual Emmanuel narra a visita do apóstolo Paulo a Éfeso atendendo o convite do discípulo de Jesus, João, para promover a fundação definitiva da igreja cristã naquela cidade e diz citando Maria.
“Éfeso fica localizada no território da atual Turquia. À época de Paulo, era uma cidade próspera que contava com o famoso templo Ártemis, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Possuía uma sinagoga em que tanto Paulo quanto Apolo pregaram. Lá residiam João Evangelista e Maria, mãe de Jesus”.
E reflete sobre as impressões de Paulo sobre Maria: “Impressionou-se fortemente com a humildade daquela criatura simples e amorosa, que mais se assemelhava a um anjo vestido de mulher. Paulo de Tarso interessou-se pelas suas narrativas cariciosas, a respeito da noite de nascimento do Mestre, gravou no íntimo suas divinas impressões e prometeu voltar na primeira oportunidade, a fim de recolher os dados indispensáveis ao Evangelho que pretendia escrever para os cristãos do futuro. Maria colocou-se à sua disposição, com grande alegria”.
A importância de Maria de Nazaré à luz do espiritismo
Para os cristãos, Maria representa uma figura sublime como mãe de Jesus, que veio à Terra há mais de 2 mil anos.
Embora não existam muitas informações históricas sobre Maria de Nazaré, refletindo sobre seu papel e importância para a humanidade, a Doutrina Espírita esclarece que a evolução espiritual de um espírito acontece de acordo com o seu progresso moral, seguindo um planejamento espiritual maior. Maria reencarnou na Terra junto a uma plêiade de espíritos de luz na sublime missão de amor junto ao Mestre Jesus.
E nesse alto nível evolutivo encontram-se os espíritos de alta hierarquia espiritual como Maria de Nazaré, espírito de alta evolução que Em O Livro dos Espíritos Kardec destaca na questão 625 sobre Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?A resposta foi dada em uma palavra: “Jesus”.
Sendo Jesus o grande modelo para toda a humanidade, que possamos refletir sobre a importância de Maria de Nazaré, a mãe do Mestre nesta missão com os espíritos de luz que nos convidam a seguir seus passos rumo à evolução!






