Queda de avião em Vinhedo: visão espírita

Erika Silveira

8/9/2024

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira, 9 de agosto, em um condomínio no bairro Capela, na cidade de Vinhedo, São Paulo.  

 

A aeronave da Voepass linhas aéreas decolou às 11h50 de Cascavel(PR) com destino a Guarulhos(SP), com previsão de aterrissagem às 13h45.

 

Imagens gravadas pelos moradores da região mostram o momento da queda do avião. Segundo informações a aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos.

 

“Não se sabe ainda a causa da queda do avião. A prefeitura de Vinhedo informou que ninguém a bordo sobreviveu”.

 

A visão espírita sobre o acidente  

 

Em meio a tragédia e sofrimento dos familiares em situações como essa, como o espiritismo pode auxiliar na compreensão, trazendo esclarecimentos.

 

Seria esse acontecimento pré determinado ou uma fatalidade? A Doutrina Espírita explica que nada acontece por acaso e o que parece ser fatalidade tem um sentido do ponto de vista espiritual que muitas vezes não compreendemos de imediato.

 

O grande ensinamento que o espiritismo nos traz é que a morte não existe. Embora seja muito difícil a separação daqueles que amamos, a crença na imortalidade do espírito como nos assegura a consoladora Doutrina Espírita, é capaz de amenizar a dor da perda, oferecendo o bálsamo reconfortante nos momentos mais difíceis.

 

Se não podemos evitar essas separações mesmo que temporárias, podemos buscar força e coragem em Deus para seguir, compreendendo que faz parte da evolução e do aprendizado da vida. A fé no futuro e a certeza de um reencontro contribui para que o sentimento se torne menos doloroso e possa ser transformado com o tempo.

 

Vibrações pelos que desencarnaram

 

Para os espíritos que desencarnaram, o espiritismo ensina sobre a importância da prece e vibrações de amor e luz para os desencarnados como um ato de caridade e compaixão, oferecendo auxílio a esses espíritos.

 

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec esclarece sobre o valor das preces logo após a morte:

 

“As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra têm por fim, não apenas proporcionar-lhes uma prova de simpatia, mas também ajudá-los a se libertarem das ligações terrenas, abreviando a perturbação que segue sempre à separação do corpo,e tornando mais calmo o seu despertar”.

 

E nos assegura que a eficácia da prece depende da sinceridade do pensamento. Quando uma prece é feita com todo o amor e força do coração é capaz de chegar até aqueles que precisam de auxílio, ajudando esses espíritos em seu despertar e compreensão dos acontecimentos.

 

Que possamos unir forças de amor na prece sincera pelos que desencarnaram e que possam receber todo auxílio dos amigos espirituais.

 

Prece pelos irmãos que acabam de deixar a terra: "Senhor Todo-Poderoso, que vossa misericórdia se derrame sob nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que brilhe a vossa luz aos seus olhos! Tirai-os das trevas, abri os seus olhos e os seus ouvidos! Que os bons espíritos os envolvam e lhes façam ouvir suas palavras de paz e de esperança!”(Coletânea de Preces- Evangelho Segundo o Espiritismo)

 

Fontes: Uol, G1, O Evangelho Segundo o Espiritismo 

 

Fonte imagem:Claudia Vitorino / Arquivo pessoal