Quanto tempo você passa em frente ao celular usando as redes sociais? Você já pensou em reduzir o uso das telas por uma semana?
Um estudo publicado na revista Jama Network Open, mostrou que reduzir o uso das redes sociais por uma semana diminui os sintomas de ansiedade, depressão e insônia em jovens adultos.
Os pesquisadores acompanharam 295 voluntários, entre 18 e 24 anos, que foram instruídos a fazer uma pausa nas redes sociais o máximo possível, o grupo reduziu, em média, o uso para meia hora por dia. Os participantes precisaram diminuir o uso de cinco redes sociais: Facebook. X (Twitter), TikTok, Instagram e Snapchat.
E ainda, antes e depois da experiência, os participantes responderam a questionários que mediam a depressão, a ansiedade, insônia, solidão e uma série de comportamentos problemáticos relacionados às redes.
No geral, os resultados foram positivos: os sintomas de depressão caíram em 24,8% entre os jovens que adotaram o detox, os sintomas de ansiedade diminuíram em 16,1% e os de insônia em 14,5%. E no que diz respeito à solidão, não houve diferenças significativas na categoria.
Entretanto, apesar da redução do uso das redes, o tempo de tela ficou mais ou menos o mesmo, já que os participantes acessaram menos os aplicativos, porém, faziam outras coisas no celular.
Apesar do artigo concluir que uma menor exposição às redes possa trazer benefícios, os autores que fazem parte da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade de Bath, no Reino Unido, reforçam que essa não é uma diretriz de tratamento que deva ser adotada imediatamente.
Para finalizar, a maior limitação da pesquisa foi temporal: não se sabe por quanto tempo esses benefícios do detox de uma semana duram. É possível que, para os efeitos durarem a longo prazo, a intervenção tenha que durar mais.
Que tal aproveitar essa semana de Natal e Ano Novo e reduzir o tempo nas telas e assim passar mais tempo com os amigos e familiares?
Confira um vídeo relacionado ao assunto:






