O quanto você é grato? Você sabia que a gratidão transforma a mente e as emoções?
Do ponto de vista espiritual, a gratidão é vista como uma virtude essencial para a evolução do espírito, capaz de elevar pensamentos e sentimentos. De acordo com Joanna de Ângelis:
“A gratidão é a assinatura de Deus colocada na sua obra”.
E para além da espiritualidade, estudos em psicologia e neurociência apontam que o sentimento vai além da fé religiosa, a gratidão promove também o equilíbrio emocional, além de ajudar na saúde mental e na qualidade de vida.
Em entrevista ao Portal Terra, a psicóloga Aparecida Tavares explicou que a gratidão estimula conexões neurais que estão associadas a sensação de prazer e bem-estar.
Para completar, a neurociência tem mostrado que emoções positivas provocam mudanças no funcionamento cerebral, segundo estudos através de exames de ressonância magnética, ao sentir gratidão, ocorre um “aumento da atividade do córtex pré-frontal, maior ativação do hipotálamo e do sistema dopaminérgico”, e essas alterações melhoram tanto o corpo como a mente. E entre os benefícios físicos estão: a melhora do sono, fortalecimento do sistema imunológico e maior motivação para atividades físicas. Já na questão emocional há uma melhora no estresse, na tranquilidade e no relaxamento.
Como ser grato?
- Sair do “mundo fechado”, ou seja, olhe ao seu redor e agradeça por tudo;
- Fique atento nas coisas boas que aconteceram com você;
- Não seja a vítima. Diante de um momento difícil, mantenha-se grato por aquilo que você continua tendo e pelas oportunidades que ainda possuem. Não se concentre naquilo que é considerado mau, busque sempre a positividade.
- Agradeça de manhã, de tarde e de noite
Lembre-se de ser grato a Deus e às pessoas não nos isenta de enfrentarmos os desafios da vida, pois estamos num mundo de expiações e provas, mas com a gratidão e o reconhecimento, aprendemos a aceitar melhor as coisas.
Saiba mais sobre o assunto no programa Despertar do Ser Integral com Kátia Flocke:
Fontes: Terra | Jornal Bom dia






