Autodescobrimento
Apresentação
Conheça a ti mesmo! Leonardo Kurcis traz fundamentos da neurolinguística e espiritualidade, ajudando na análise de nossos atos diante da vida.
Episódio
Amar para acertar e amar para não errar
Descrição
Muitos afirmam que a verdade pode ser relativa, entretanto isso representa a interpretação da verdade. A interpretação varia de acordo com o nível de consciência ou do interesse. Para que não sigamos interpretações da verdade temos uma orientação segura oferecida por Jesus: “Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Portanto, amar para acertar e amar para não errar.
Veja também
O trabalho recurso de crescimento espiritual
O trabalho permite a obtenção dos recursos que precisamos para a preservação de nossas condições físicas além da grande importância para elevação espiritual. No tocante ao primeiro destaque cabe considerar a importância para o trabalho ter condições que favoreça as condições físicas e psicológicas de quem trabalha. Para o crescimento espiritual deve haver compreensão que essa atividade beneficia mais a quem trabalha mesmo diante de sua importância para a economia e organização social.
Amar o próximo um processo de inclusão
Amar o próximo é um processo de inclusão, o próximo são todos os filhos de Deus. Familiares, amigos, conhecidos e inimigos conforme ensina Jesus. Não há nada, nenhuma caraterística física e de comportamento que justifique discriminar.
Janela para o passado e para o futuro
Na passagem de mais um ano para o novo que chega, podemos nos valer de duas janelas. A do passado permite visitar o que houve no ano que finda, tanto os momentos de alegria como os que nos trouxeram importantes desafios. A do futuro pede que identifiquemos os objetivos para mais uma etapa de nossa vida.
Natal e a pedagogia do amor
No Natal reflitamos sobre os ensinamentos de Jesus, especialmente em sua pedagogia do amor. Ela fortalece nossa esperança e nos consola. Disse Jesus “vinde todos que estiverem em sofrimento, vos consolarei”
Seja amável e gentil
Amar o próximo é ensinamento de Jesus diante de desafios e nas situações simples de nosso cotidiano. Sejamos amáveis e gentis como as pessoas, muitas são as situações para sermos atenciosos e corteses.
Amar para acertar e amar para não errar
Muitos afirmam que a verdade pode ser relativa, entretanto isso representa a interpretação da verdade. A interpretação varia de acordo com o nível de consciência ou do interesse. Para que não sigamos interpretações da verdade temos uma orientação segura oferecida por Jesus: “Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Portanto, amar para acertar e amar para não errar.
Seja seu mestre
Considero “Seja o seu mestre” como nossa capacidade de analisar os ensinamentos que nos sejam oferecidos. Adotar os que aceitamos, portanto exercermos nossa liberdade de escolha.
Assuma o controle de suas emoções
Da mesma maneira que adquirimos habilidades para aquilo que nos interessa fazer, é possível alcançarmos competência para exercermos controle de nossas emoções.
Sinergia - ponte para a cooperação
Colaboração entre duas ou mais partes que resulta em um efeito combinado maior do que a soma das contribuições individuais. Um pequeno exemplo: duas vigas, cada uma capaz de suportar 50 quilos, unidas conseguem mais do que 50+50. Nos relacionamentos, somar as diferenças produz efeito semelhante.
O ensino moral o mais importante dos Evangelhos
Na introdução do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” Kardec ensina que o Evangelho de Jesus pode ser analisado segundo as seguintes partes: os atos comuns da vida do Cristo, os milagres, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da Igreja e o ensino moral. Destas a mais importante é o ensino moral.
Oriente-se pelos resultados
Em tudo que fizermos procure definir qual é o resultado que pretendemos alcançar. Certamente queremos que sejam positivos. Entretanto em diversas situações em que nada há a fazer colhemos resultados, quase sempre negativos, é consequência de não ficar claro o resultado pretendido.
Parceria - a ponte entre competição e cooperação
A parceria é recurso capaz de unir pessoas e instituições em torno de necessidades e interesses comuns ainda que sejam competidores em outras situações. Pode nos unir com pessoas em questões religiosas, políticas e outras questões mesmo que haja pontos de divergência.
