O Evangelho no lar: quando e como fazer?

Valter Farid Julio

8/7/2024

Temos no Brasil, de acordo com as estatísticas, acima de 90% de cristãos. Embora algumas pessoas digam que não seja, o Espiritismo é, sim, um segmento cristão; inclusive, o “Evangelho Segundo o Espiritismo” é pautado no Evangelho de Jesus Cristo.

 

O Evangelho no lar é o termo mais empregado, dentro do Espiritismo, embora alguns centros espíritas utilizem outras denominações e outros segmentos cristãos utilizem termos como: Culto no Lar, Célula familiar, Reunião da paz no lar, etc.

 

Independente da terminologia utilizada, vamos aqui tratar de como e quando realizá-lo. 

 

Como fazer

 

Devemos escolher, na semana, um dia em que a família possa se reunir durante uns 20 a 30 minutos; se tiver crianças, convidá-las a participar. Se for uma criança pequena, que consiga pelo menos abrir o Evangelho, ou o livro que for escolhido, será bom.

 

Procure um local da casa, se possível uma mesa em que possam se sentar ao redor. Se preferir, coloque um jarro ou uma garrafa com água no centro. Se achar melhor, cada um poderá deixar um copo individual. Se tiver visitas, convide-as, mas, caso não possam ou não queiram participar do Evangelho no lar, respeite. Mesmo que um membro da família não queira, a cada reunião convide-o. Quanto aos convidados que não aceitaram, peça que aguardem por alguns minutos e esclareça da importância da reunião. Se você está só, faça o Evangelho regularmente: o roteiro será o mesmo.

 

Roteiro para a reunião do evangelho no lar

 

Iniciar a reunião com uma prece simples, feita por um dos membros. Feita a prece, abra o Evangelho. O ideal é iniciar desde o prefácio, sendo um item ou dois em cada reunião, sempre em sequência. Se optar por abrir aleatoriamente, também pode: depende do combinado na família. Importante é que não gere discussões. 

 

Após a leitura do item escolhido, cada um faça um comentário sucinto do que entendeu. Após conclusão dos comentários, sem que um interfira no comentário do outro, faça uma prece de encerramento. De preferência, essa prece deve ser feita por um familiar diferente de quem fez a prece de abertura. Que seja uma prece simples, sincera e espontânea, agradecendo a Deus, a Jesus e aos bons espíritos para que realmente aquele chamado lar seja um verdadeiro lar.

 

Em seguida, cada integrante deve tomar um pouco da água.

 

Obs.: A prática do Evangelho no lar não deve ser transformada em reunião mediúnica. Todas as inspirações e intuições que possam ocorrer devem ficar no campo dos comentários gerais, no momento oportuno.

 

L. A. R: Local onde existe Lealdade, Amor e Respeito.

 

Livros sugeridos ao Evangelho no Lar

 

O livro básico e indicado pelo Espiritismo é o Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec).
Outras obras recomendadas: Caminha verdade e vida, Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz (Emmanuel)- Chico Xavier. Agenda Cristã (André Luiz) - Chico Xavier. Jesus no Lar – Alvorada Cristã (Neio Lúcio), Luz no Lar (autores diversos), Deus aguarda - Evangelho em Casa (Meimei), Messe de Amor (Joanna de  ngelis). Se preferir utilizar a Bíblia, sem problemas alguns em específico utilizam o livro de Provérbios, também o Novo Testamento e outros; o importante e manter a regularidade, será de grande valia; em transformar uma casa em um L.A.R.


Você mora em uma Casa ou em um L.A.R?


 

Valter Farid Júlio, comunicador na RBN e TV Mundo Maior, no Pronto Atendimento às sextas-feiras, às 11h; biólogo, professor e consultor em produtos oncológicos (aposentado); colaborador em três Centros: como expositor, dirigente: Gebem-Guarulhos SP (Rua Castelo Branco, 279, V. Barros) e no Cemyn e Associação Onofre Godoy, estes em Nazaré Paulista (SP); autor do livro (psicografia) “Dody o Papagaio Fujão” - Espírito Tia Marta; à disposição na livraria do Gebem.