Será que sonhar com alguém que já morreu pode ter um significado especial? E quando se trata de um ente querido que desencarnou? Sabe quando você acorda com aquela sensação de ter encontrado com alguém querido e matar um pouco da saudade, trazendo conforto ao coração?
Pois o espiritismo pode nos ajudar a entender essa dúvida sobre sonhar com alguém que já morreu e o contato com o mundo espiritual.
Como espíritos imortais é natural quando encarnados durante o sono o nosso espírito enquanto liberto parcialmente do corpo físico enquanto dorme se comunicar com outros espíritos. E quando temos uma ligação de afeto com alguém que já faleceu, essa comunicação pode ser ainda mais simples Algumas vezes nos lembramos desses sonhos, outras vezes não.
A respeito do sono e dos sonhos Kardec esclarece na questão 402: Como podemos avaliar a liberdade do Espírito durante o sono?
“Pelos sonhos. Sabeis que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros Espíritos, seja deste mundo, seja de outro”.
E tratando sobre a comunicação entre os espíritos durante o sono físico e por que muitas vezes não nos lembramos dos sonhos, Allan Kardec explica na questão 403:
“Nisso que chamas sono só tens o repouso do corpo, porque o Espírito está sempre em movimento. No sono, ele recobra um pouco de sua liberdade e se comunica com os que lhe são caros, seja neste ou em outros mundos. Mas, como o corpo é de matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões recebidas pelo Espírito, mesmo porque o Espírito não as percebeu pelos órgãos do corpo”.
Há diferentes tipos de sonhos e eles podem ter muitos significados. Podem expressar manifestações dos desejos e ansiedades inconscientes como explica a psicanálise, mas também podem ter um teor espiritual, inclusive algumas vezes até pressentimentos e mensagens que os espíritos desejam nos transmitir pelos sonhos.
“Podem ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, se Deus o permite, ou a visão do que se passa no momento em outro lugar, a que a alma se transporta. Não tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem em sonhos para advertir parentes e amigos do que lhes está acontecendo? O que são essas aparições, senão a alma ou o Espírito dessas pessoas que se comunicam com a vossa?(Livro dos Espíritos, questão 404)
Além disso, o sono é também oportunidade de encontros espirituais entre aqueles que se amam, encarnados e desencarnados. Também é uma oportunidade de aprendizado para o espírito enquanto o corpo repousa e repõe as energias, daí a importância de se preparar para dormir, orando, se conectando às boas vibrações e aos amigos espirituais.
Deseja saber mais sobre o que significa sonhar com um familiar que morreu? Acompanhe a resposta de Celina Sobral no De Coração para Coração.






